segunda-feira, 16 de agosto de 2010

PATRONO DA ESCOLA



A Prefeitura Municipal de Natal prestou homenagem ao artesão Joaquim Manoel de Oliveira, vulgo Chico Santeiro, tornando-o Patrono da Escola Suburbana, criada por meio do Decreto nº 806, de 20 de maio de 1966, que, pela Portaria nº 937, de 3 de outubro de 1980, passou a ser Escola Municipal. Localiza-se na Rua da Cruz, s/n, Nordeste.
Na propriedade de nome Tinguijada, município de Santo Antônio do Salto da Onça-RN, nasceu no dia 8 de junho de 1898, Joaquim Manoel de Oliveira, apelidado Chico Santeiro pelo Dr. Paulo de Viveiros e assim ficou conhecido.
Era filho de Manoel Francisco Xavier e ldalina Maria da Conceição. Em 1932, casou-se em Goianinha com Maria Feliz de Oliveira. O casal teve nove filhos. Chico descendia de uma família de escultores populares. Sua primeira escultura foi a imagem de São João, pintado, que ele chamava de "Piquininin". Nessa época ele tinha 10 anos de idade.
Sua primeira imagem profana, ele fez a pedido ele Protásio Melo, era o retrato do NÊGO FABIÃO DAS QUEIMADAS. Durante 30 anos, fez milhares de peças que vendeu a colecionadores da cidade, de outros Estados e do estrangeiro.
Falava com orgulho do Cristo que enviou ao papa Pio XII.
Alguns museus brasileiros possuem peças do artista, como é o caso do museu da Universidade do Ceará. A melhor fase do artista, sem dúvida, é a anterior a 1960. Chico foi músico na Orquestra Santa Cecília, no Alecrim.
No dia 10 de fevereiro de 1966, Chico Santeiro morreu, num leito do Hospital das Clínicas, rodeado de amigos. Naquela tarde, Natal perdia o seu maior artista popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário