terça-feira, 3 de agosto de 2010

BREVE HISTÓRICO

Situada no Bairro Nordeste, bairro criado oficialmente em 30/04/1968, localizado na zona oeste de Natal /RN, a Escola Municipal Chico Santeiro surgiu através de um pedido de uma comissão de moradores liderados pelo Senhor Valdomiro Lobato de Oliveira (75 anos). Atendendo a esta solicitação, entre os anos de 1961 e 1962, durante o governo do prefeito Djalma Maranhão, a escola foi construída, no meio da Rua do Norte, primeira do bairro, próximo às margens do Rio Potengi, inserindo-se no contexto do projeto do Mestre Paulo Freire "De pé no chão também se aprende a ler”. Foi batizada de Chico Santeiro.
Na administração do Prefeito Agnelo Alves, foi então construída uma estrutura em alvenaria. A instituição foi oficialmente criada em 28 de maio de 1966 pelo Decreto 326/76 e autorizado o seu funcionamento através da Portaria 806/66.
Mesmo com precárias condições de funcionamento, tanto físicas como materiais, desenvolveu-se nesse prédio, durante quase três décadas, atividades pedagógicas que abrangiam o ensino da Educação Infantil , Ensino Fundamental (séries iniciais) e Educação de Jovens e Adultos.
Novamente a luta e o empenho da comunidade escolar e local foram fatores determinantes: outra escola foi construída e inaugurada em 8 de abril de 1994, pelo então Prefeito Aldo Tinoco, desta vez localizada à Rua da Cruz S/N, no cruzamento com a Rua do Norte, no Bairro Nordeste.
Além da comunidade local, atualmente a escola atende a moradores de comunidades adjacentes, tais como: Quintas e Bom Pastor.
Por estar inserida em um bairro próximo ao Rio Potengi e ao manguezal, muitos dos membros da comunidade escolar ainda tentam tirar parte ou quase todo seu sustento da atividade pesqueira. Destacam-se também outras atividades econômicas informais como feirantes autônomos, domésticas, costureiras, etc., e formais como comerciantes, padeiros, professores, policiais civis e militares, constituindo-se em uma classe social que percebe uma renda média de três salários mínimos, e com dois terços de sua população com grau de instrução inferior a oito anos de escolaridade.
*Fonte: IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- Censo Demográfico 2000

Nenhum comentário:

Postar um comentário